Pular para o conteúdo principal

Chuvas no Norte de Minas

Depois de longos meses de seca fomos agraciados com a benção das chuvas de fim de ano. Aqui as chuvas ocorrem somente no meses de outubro, novembro, dezembro e parte de janeiro. No restante do ano somente sol e muito calor. A transformação da vegetação é quase que imediata, basta algumas horas de chuva pra tudo mudar de cor... o verde começa a predominar sobre o amarelo fosco da vegetação ressequida. As primeiras floradas já começaram, em especial o pequi que nos fornece rico alimento durante um bom período. É período de "fartura", o agronegócio acelera e as famílias da zona rural comemoram os bons resultados. E como não falarmos de nossas abelhas??? Bastou as primeiras flores aparecerem, e olha que nem são muitas, e a movimentação triplicou. Para mim está sendo maravilhoso ver tanta movimentação, tinha divisão que pensei que nem iria vingar devido a falta de pólen para alimentar a colônia. Nessa colônia já observei 1 disco de postura novo com muitas células e 1 segundo disco em formação. A técnica da produção de pólen artificial ainda não coloquei em prática, mas estou procurando juntar o máximo de informações para me prevenir no próximo ano.
As guerreiras jandaíras, acostumadas com a vida difícil na região de caatinga se recuperam rapidamente do período seco. O que me deixou muito surpreso é a movimentação frenética das uruçús nordestinas, trabalham muito e trazem grandes quantidades de pólen por abelha. Achei fantástico. Adquiri essa colônia recentemente e devido a alguns problemas no transporte mais da metade das abelhas morreram inclusive a rainha. Mesmo com esse problema as abelhas mostraram um grande poder de superação e em apenas 15 dias já produziram 9 potes de alimentos (mel e pólen) cheios. Quase 1 pote por dia com uma população menor que a metade dela em condições normais. Isso me impressionou demais, e embora ainda não tenha visualizado a rainha acredito que essa já tenha sido formada devido a grande quantidade de entrada de pólen. Outra coisa importante a ser relatada, essa colônia possui 18cm de postura da rainha anterior e a altura total da caixa é de 30cm (24x24x30).
Assim que a colônia se recuperar acredito que ela poderá ter até 50cm de altura tamanha a força dessa espécie. Eu estou ajudando com alimentação artificial mesmo sendo uma época favorável, quero que ela se recupere o mais rápido possível.

Comentários

  1. Ola meu nome e Raul sou aqui de janauba e estava querendo ouvir alguem esperiente na criação de abelhas sem ferrão percebi que voce e de montes claros viajo para ai todos os dias pois faço faculdade ai. então queria tirar umas duvidas com vc por email pode me mandar???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiúba - Melipona Compressipes

Uma abelha a tempos esperada. Adquiri recentemente a uruçú cinzenta ou como é mais popularmente conhecida "Abelha Tiúba". Fiquei eufórico com sua chegada, fiquei horas observando o entra e sai de operárias num ritmo frenético fazendo a faxina após 1 semana de viagem. Mas infelizmente na semana seguinte, como de costume fui fazer uma inspeção e adicionar xarope para reforçar a colônia e eis que me deparo com uma pequena mosca ligeira perto dos potes de alimento. Imediatamente retirei a tampa de observação e com a ajuda de um pincel expulsei a intrusa do interior da colônia. Logo em seguida entrei em contato com o fornecedor e pedi orientação de como proceder numa situação dessas. Mesmo você sabendo como agir, o medo de perder sua única colônia de uma abelha a tempos esperada deixa qualquer um inseguro. A caixa utilizada não é muito favorável, tive muita dificuldade em retirar as larvas que estavam no fundo da caixa. Foi necessário realizar uma divisão de emergência para aument

Um milagre da natureza

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem: a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja; b) Quatro vezes mais cálcio que o leite; c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura; d) Três vezes mais potássio que a banana; e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); e) Mais ferro que o espinafre; f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno. g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco. Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes). UTILIZAÇÕES POSSÍVEIS DA PLANTA SEMENTES - De sua semente se extrai um