Pular para o conteúdo principal

Como participar do grupo ABENA



As Abelhas Nativas Sem Ferrão ASF, ou "Abelhas Indígenas", são insetos sociais úteis para a natureza e responsáveis pela polinização de um grande número de vegetais. Por desempenharem a tarefa de fecundação da maioria das plantas, contribuem na proliferação da flora e da fauna.


Hoje o Brasil é líder em pesquisas sobre abelhas sem ferrão, tanto em número de pesquisadores, em projetos de pesquisa e na produção de artigos científicos.


Também somos líderes em número de criadores de abelhas sem ferrão e aficionados.


O grupo ABENA foi criado justamente para unir pesquisadores, criadores e aficionados, facilitando e incentivando o intercâmbio de conhecimentos entre seus membros, de forma a fomentar a união entre a ciência e a prática, colaborando de forma positiva na divulgação da meliponicultura e no incentivo à organização dos meliponicultores.

Hoje o Grupo ABENA, já ultrapassou em muito o milhar de membros e é o maior fórum sobre abelhas sem ferrão, em todo o mundo, funcionando como um repositório do conhecimento melipônico.


O grupo ABENA é um grupo moderado, para que se possa evitar a presença de hackers, a difusão de vírus ou spams, bem como para preservar à harmonia do grupo.


Qualquer pessoa pode ingressar no grupo ABENA, para isso são necessárias duas etapas:


1 - enviar uma mensagem em branco para: Abena-subscribe@yahoogrupos.com.br


2 - enviar outra mensagem com o assunto: FICHA DE INSCRIÇÃO* (veja abaixo), ao Moderador do Grupo, Gesimar: gesimar@terra.com.br


A aprovação da inscrição é condicionada ao envio prévio da ficha, com todos os dados abaixo:
Nome Completo:
E-mail:
E-mail alternativo:
Abelhas nativas que cria (Qtde por espécie):
Cidade/UF:
Endereço Postal com Cep:
Telefone: DDD+
Principal ocupação:


*Dados obrigatórios para ingresso no grupo ABENA


Através do grupo, você poderá permutar discos de cria, adquirir/ofertar colméias (renovando a genética dos seus enxames); baixar Livros, Modelos de Caixas racionais, Utensílios de manejo; Relação de Plantas melíferas, etc. Tb poderá ler e enviar mensagens.


Para acesso aos documentos, fotos, arquivos e mensagens antigas do grupo ABENA, é preciso cadastrar seu e-mail no yahoogrupos.com.br ou no yahoogroups.com, para que você possa acessar o grupo através da Web. Se você não fizer isso, só receberá a novas mensagens, através do seu e-mail e também poderá enviar e-mails para o grupo: Abena@yahoogrupos.com.br.


Estando cadastrado no Yahoo, você também pode optar por não receber e-mails e só efetuar sua leitura através da Web, para isso basta entrar no yahoogrupos.com.br, e após entrar na página do grupo ABENA, escolher o link “Opções de associação”, aí é só seguir as instruções da página.


Infelizmente, os anexos de mensagens não são arquivados, de forma que mesmo acessando as mensagens antigas através da WEB, você só vai ter acesso ao texto das mensagens. O mesmo vai acontecer com as mensagens novas, se você optar por não receber mensagens através de e-mail e só lê-las através da Web.


Os documentos do Abena estão na pasta ARQUIVOS.
Na pasta FOTOS estão as imagens das ASF.
No ícone "LINKS" outras endereços melipônicos.


Convide seus amigos para conhecerem o mundo das Nativas.
Se atualize pesquisando as mensagens já discutidas e participe enviando as suas descobertas ou dúvidas para o fórum.


Se um dia você quiser SAIR do grupo ABENA, a nossa sugestão é que reconsidere e não o faça, ao invés disso, entre na opção de associação e escolha a opção de não receber e-mails.


Se nossa sugestão não for aceita, basta olhar o rodapé das msgs e seguir o link desejado.

Seja Bem Vindo ao Grupo Abena!
Esperamos encontrá-lo em breve, participando ativamente na troca de informações.
.
.
Postagem feita pelos amigos da AME-RIO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiúba - Melipona Compressipes

Uma abelha a tempos esperada. Adquiri recentemente a uruçú cinzenta ou como é mais popularmente conhecida "Abelha Tiúba". Fiquei eufórico com sua chegada, fiquei horas observando o entra e sai de operárias num ritmo frenético fazendo a faxina após 1 semana de viagem. Mas infelizmente na semana seguinte, como de costume fui fazer uma inspeção e adicionar xarope para reforçar a colônia e eis que me deparo com uma pequena mosca ligeira perto dos potes de alimento. Imediatamente retirei a tampa de observação e com a ajuda de um pincel expulsei a intrusa do interior da colônia. Logo em seguida entrei em contato com o fornecedor e pedi orientação de como proceder numa situação dessas. Mesmo você sabendo como agir, o medo de perder sua única colônia de uma abelha a tempos esperada deixa qualquer um inseguro. A caixa utilizada não é muito favorável, tive muita dificuldade em retirar as larvas que estavam no fundo da caixa. Foi necessário realizar uma divisão de emergência para aument

Um milagre da natureza

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem: a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja; b) Quatro vezes mais cálcio que o leite; c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura; d) Três vezes mais potássio que a banana; e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); e) Mais ferro que o espinafre; f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno. g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco. Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes). UTILIZAÇÕES POSSÍVEIS DA PLANTA SEMENTES - De sua semente se extrai um

Chuvas no Norte de Minas

Depois de longos meses de seca fomos agraciados com a benção das chuvas de fim de ano. Aqui as chuvas ocorrem somente no meses de outubro, novembro, dezembro e parte de janeiro. No restante do ano somente sol e muito calor. A transformação da vegetação é quase que imediata, basta algumas horas de chuva pra tudo mudar de cor... o verde começa a predominar sobre o amarelo fosco da vegetação ressequida. As primeiras floradas já começaram, em especial o pequi que nos fornece rico alimento durante um bom período. É período de "fartura", o agronegócio acelera e as famílias da zona rural comemoram os bons resultados. E como não falarmos de nossas abelhas??? Bastou as primeiras flores aparecerem, e olha que nem são muitas, e a movimentação triplicou. Para mim está sendo maravilhoso ver tanta movimentação, tinha divisão que pensei que nem iria vingar devido a falta de pólen para alimentar a colônia. Nessa colônia já observei 1 disco de postura novo com muitas células e 1 segundo disco