Pular para o conteúdo principal

Capim Massai

A cv. Massai (Registro SNPA BRA 007102, e ORSTOM T21) é um híbrido espontâneo entre P. maximum e P. infestum, e foi coletada na Tanzânia na rota entre Dar es Salaam e Bagamoyo em 1969. É uma planta que forma touceira com altura média de 60cm e folhas quebradiças, sem cerosidade e largura média de 9mm. As lâminas apresentam densidade média de pêlos curtos e duros na face superior. A bainha apresenta densidade alta de pêlos curtos e duros. Os colmos são verdes. Por ser um híbrido entre as duas espécies citadas, as inflorescências são intermediárias entre uma panícula, típica de P. maximum, e um racemo, típico de P. infestum. As inflorescências apresentam ainda ramificações primárias curtas e nenhuma ramificação secundária. As espiguetas são pilosas, distribuídas uniformemente, com a metade da superfície externa arroxeada. O verticilo é piloso. A cv. Massai é uma nova opção forrageira morfologicamente muito distinta das demais cultivares da espécie existentes no mercado. Ela encontra-se entre os 16% dos acessos da coleção classificados como sendo de porte baixo; 19% como de folhas finas; 8% com folhas eretas dobrando nas pontas; 18% com pilosidade nas espiguetas e 4% de híbridos naturais entre as espécies P. infestum e P. maximum.

COMO PLANTAR?

Deve ser realizado no período das chuvas, que geralmente ocorre de outubro a fevereiro, preferencialmente entre novembro e início de janeiro. O solo pode ser preparado de forma convencional, com aração e gradagem. A taxa de semeadura recomendada varia conforme o padrão das sementes, ou seja, se convencionais ou revestidas, sendo em média de 06 a 10 kg por hectare no sistema de semeadura a lanço ou com o plantio em linha. Neste caso, o espaçamento entrelinhas não deve ultrapassar 20 cm e profundidade de semeadura de no máximo 2 cm. Em seguida deve ser feita uma leve compactação do solo para favorecer a germinação das sementes. O tempo de utilização é de 90 a 100 dias após o plantio e a melhor época para a semeadura é em meados de outubro até fevereiro. Dessa forma o solo apresentará condições de umidade favoráveis para a germinação.

*** Sementes de capim massai devem ser plantadas em condições próprias para o crescimento das plantas.

A velocidade de germinação das sementes é um fator importante para o rápido estabelecimento da pastagem. Por essa razão, a má formação e a dificuldade na recuperação da pastagem a curto prazo, ocorre em solos que não satisfaçam estas condições, resultando na perda da capacidade produtiva. O capim massai é uma alternativa para diversificar os sistemas de produção de forragem e intensificar a pecuária no Brasil. É uma espécie importante para a produção de carne, leite e pasto, apresentando-se como excelente forrageira para alimento de bovinos, equinos e ovinos.

Adubo Verde

O capim massai é utilizado como adubo verde, não só pelo seu rápido e vigoroso crescimento após o corte, mas também por ter uma tolerância maior ao sombreamento do que a maioria dos capins. Assim, na agricultura sintrópica e em sistemas agroflorestais é possível fazer consórcios de plantas onde as "ruas", ou entrelinhas, são de capim massai e as leiras - linhas de árvores e/ou hortaliças - são de várias espécies que serão beneficiadas pelo acumulo de matéria orgânica em suas bordas, a partir do constante corte e manejo. Dessa forma, ao longo do tempo, aumenta-se o percentual de matéria orgânica no solo, a microbiota, e a fertilidade.

FORRAGEM

É um capim considerado de boa palatabilidade e nutritivo para o consumo animal, como forragem. O consumo de P. maximum cv. massai, como matéria seca, foi relacionado em experimentos com o ganho de peso dos animais.

Experimento realizado por pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) concluiu que o plantio consorciado de milho e capim-massai é uma opção economicamente vantajosa para alimentação de rebanhos de ovinos na região semiárida do Brasil.

O capim massai pode ser consorciado com o milho para formação de silagem. Em um hectare com as duas culturas, é possível produzir biomassa de forragem para manter produtivos 53 ovinos de corte ou leite, com peso corporal médio de 25 kg, durante oito meses, período que corresponde à época de estiagem. Os resultados indicaram que produzir o volumoso em sua propriedade a partir do plantio de milho e capim-massai é 31,35% mais barato para o criador do que adquiri-lo no comércio. A partir do segundo ano, sem o custo com o cercamento da área, essa economia chega a 78%.

O capim Massai também por ser utilizado em consorciação com leguminosas. Estudo realizado em consórcio com amendoim forrageiro, mostrou aumento de 31% na produtividade de forragem após 16 semanas de crescimento no período chuvoso quando comparada com o capim Massai isolado. Outras possibilidades de consórcio para formação de pastagem ou silagem variam de acordo com a estratégia de produção e disponibilidade de cada produtor. Alguns exemplos de consórcios: massai + estilosantes, massai, sorgo, guardú taipeiro, etc. Em propriedades rurais onde não é feito o manejo correto de pastagem, o consumo por equinos não é recomendado.

ALTURAS DE MANEJO

As alturas recomendadas de manejo do capim são: 50 a 60 cm para entrada em sistemas rotacionados e 25 cm para saída, podendo elevar para 30 cm em solos mais pobres. O Massai não é recomendado para pastoreio contínuo.

CALAGEM E ADUBAÇÃO

A cv. Massai, a exemplo de outras cultivares da espécie P. maximum, requer níveis médios a altos de fertilidade do solo na implantação, mas é a menos exigente em adubação de manutenção e persiste maior tempo em baixa fertilidade com boa produção sob pastejo. É, entre as cultivares de P. maximum, a mais tolerante ao alumínio do solo.

A quantidade de corretivos e adubos deve basear-se na análise de solos. Recomenda-se para implantação da pastagem, aplicação de calcário para elevar a saturação por bases de 40% a 45% na camada de 0 a 20 cm de solo. Adubação fosfatada deverá elevar os teores de fósforo em Mehlich-1:

• em solos muito argilosos (>60%), para acima de > 4 mg/dm3;

• em solos argilosos (35% a 60%), para acima de > 6 mg/dm3;

• em solos textura média (15% a 35%), para acima de >12 mg/dm3;

• em solos arenosos (<15 acima="" de="" para="">15 mg/dm3.

O potássio deve estar na faixa de 50 a 60 mg/dm3. Quanto a outros nutrientes, recomenda-se a aplicação de 30 kg/ha de enxofre, e para os micronutrientes, 40 a 50 kg/ha de uma fórmula de FTE que contenha cobre, zinco e boro, ou equivalente em fontes solúveis. Embora a cv. Massai se adapte e persista em uma ampla faixa de textura de solos comparativamente às demais cultivares, seu desempenho e persistência também são melhores em solos de textura média e argilosa.

VANTAGENS

Quando consorciado o massai melhora a cobertura do solo reduzindo os problemas de compactação pelos animais em pastejo e de erosão do solo, justamente pela diversificação do ecossistema que irá contribuir para reduzir os riscos de perda pelo ataque de pragas e doenças. O capim massai possui 4 qualidades indispensáveis para quem está pensando em escolher uma pastagem produtiva. São elas:

- Alta produtividade;

- Boa Palatabilidade – Comportamento durante o período chuvoso e seco;

- Qualidade de forragem;

- Boa persistência das pastagens.

Para que haja um melhor satisfação e cobertura do solo, é importante realizar o manejo de formação, auxiliando a evitar touceiras esparsas com a presença de solo descoberto e pastagem mal formada.

Essa técnica é realizada no período de 60 a 100 dias após a germinação, lotando de animais por um curto espaço de tempo a pastagem, diminuindo assim a concorrências entre as plantas e proporcionando uma cobertura melhor e mais rápida do solo.

O capim Massai deve ser considerado na utilização entre os capins da espécie Panicum maximum graças a algumas características que possui, como:

- melhor cobertura do solo entre as cultivares de Panicum. Apresenta 87% contra 76% da cv. Mombaça;

- maior tolerância à diminuição da disponibilidade de P no solo, uma vez que apresenta maior persistência nos níveis baixo de fósforo no solo do que outras cultivares;

- maior produção da parte aérea e raízes em condição de maior concentração de alumínio, pois apresenta sistema radicular mais adaptado às condições de compactação, elevada acidez e déficit hídrico.

Portanto, o Panicum maximum cv. Massai é uma alternativa para a diversificação das pastagens com gramíneas, graças às suas características de resistência à cigarrinha das pastagens e maior persistência em solos com baixos teores de fósforo. Além disso pode ser utilizada em sistema de produção de bovinos, ovinos, caprinos e equinos*.

*** Somente em pastagens com o manejo correto. ***

O Massai tem boa palatabilidade, sendo bem consumido por bovinos, equinos, ovinos e caprinos, obtendo bons desempenhos e alto suporte animal. Vale ressaltar que, quando mal manejado, levando ao excesso de talos, a ingestão deste capim pode gerar problemas ao sistema digestivo dos cavalos, podendo até causar sua morte por constipação do sistema digestivo (Cólica), este fato ocorre mais na região norte do país, aonde não sabemos de relatos da região sul, sudeste. Para os bovinos, ele não leva a morte, porém o desempenho animal é bastante comprometido quando mal manejado. Um erro constante do pecuarista é trabalhar com alturas de entrada altas, entre 80 a 100cm, desrespeitando o porte mais baixo do capim, o que os leva a obter baixas produções de arrobas (@) com esta forrageira.

Um aspecto importante de adaptação apresentado por esse capim é a sua resistência à cigarrinha-das-pastagens. A cv. Massai foi avaliada, em várias ocasiões, quanto à resistência à cigarrinha Notozulia entreriana por meio de parâmetros, como: percentual de sobrevivência de ninfas; duração do período ninfal; níveis populacionais no campo; notas de dano; preferência de alimentação por adultos; peso seco de fêmeas e taxa de excreção.

O teste de maior importância, nesse conjunto de avaliações, é aquele no qual se verifica a adequabilidade da planta hospedeira com base na sobrevivência de ninfas e duração do período ninfal. Verificaram-se, consistentemente, baixos níveis de sobrevivência e prolongados períodos ninfais para a cv. Massai, caracterizando-a como pouco adequado ao desenvolvimento do inseto. O porcentual médio de sobrevivência foi comparável com aquele constatado para a cultivar Tanzânia-1 (ao redor de 10%), porém, inferior aos 39% e 37%, respectivamente, para as cultivares Mombaça e Tobiatã. Considerando-se, no entanto, que a duração média do período ninfal foi superior na ‘Massai’ (41 dias) em relação às cvs. Tanzânia-1 (32,5 dias), Mombaça (29,3 dias) e Tobiatã (30,5 dias), pode-se inferir que essa cultivar apresenta maior resistência à cigarrinha N. entreriana que as demais cultivares. Outros parâmetros avaliados serviram para reforçar essa conclusão, ao se constatarem baixos níveis populacionais de adultos e ninfas no campo e menor taxa de excreção.

Quando se avaliaram danos causados por adultos de cigarrinhas confinados em plantas do capim-massai, constataram-se danos moderados. Seguramente, essa cultivar de P. maximum foi a mais avaliada quanto à resistência a uma cigarrinha, revelando-se resistente. Tendo em vista a existência de várias outras espécies de cigarrinhas, ocorrendo numa multiplicidade de condições ambientais, apenas com o tempo e uso mais amplo desse acesso é que se terá um quadro mais abrangente desse relacionamento inseto-planta.

Nossa próxima postagem será sobre o BRS Quênia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiúba - Melipona Compressipes

Uma abelha a tempos esperada. Adquiri recentemente a uruçú cinzenta ou como é mais popularmente conhecida "Abelha Tiúba". Fiquei eufórico com sua chegada, fiquei horas observando o entra e sai de operárias num ritmo frenético fazendo a faxina após 1 semana de viagem. Mas infelizmente na semana seguinte, como de costume fui fazer uma inspeção e adicionar xarope para reforçar a colônia e eis que me deparo com uma pequena mosca ligeira perto dos potes de alimento. Imediatamente retirei a tampa de observação e com a ajuda de um pincel expulsei a intrusa do interior da colônia. Logo em seguida entrei em contato com o fornecedor e pedi orientação de como proceder numa situação dessas. Mesmo você sabendo como agir, o medo de perder sua única colônia de uma abelha a tempos esperada deixa qualquer um inseguro. A caixa utilizada não é muito favorável, tive muita dificuldade em retirar as larvas que estavam no fundo da caixa. Foi necessário realizar uma divisão de emergência para aument

Um milagre da natureza

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem: a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja; b) Quatro vezes mais cálcio que o leite; c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura; d) Três vezes mais potássio que a banana; e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); e) Mais ferro que o espinafre; f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno. g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco. Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes). UTILIZAÇÕES POSSÍVEIS DA PLANTA SEMENTES - De sua semente se extrai um

Chuvas no Norte de Minas

Depois de longos meses de seca fomos agraciados com a benção das chuvas de fim de ano. Aqui as chuvas ocorrem somente no meses de outubro, novembro, dezembro e parte de janeiro. No restante do ano somente sol e muito calor. A transformação da vegetação é quase que imediata, basta algumas horas de chuva pra tudo mudar de cor... o verde começa a predominar sobre o amarelo fosco da vegetação ressequida. As primeiras floradas já começaram, em especial o pequi que nos fornece rico alimento durante um bom período. É período de "fartura", o agronegócio acelera e as famílias da zona rural comemoram os bons resultados. E como não falarmos de nossas abelhas??? Bastou as primeiras flores aparecerem, e olha que nem são muitas, e a movimentação triplicou. Para mim está sendo maravilhoso ver tanta movimentação, tinha divisão que pensei que nem iria vingar devido a falta de pólen para alimentar a colônia. Nessa colônia já observei 1 disco de postura novo com muitas células e 1 segundo disco